quarta-feira, 13 de agosto de 2014

AGOSTO É O MÊS DO FOLCLORE







O que é Folclore:
                                              
A palavra Folclore vem do inglês, em que é escrito desta forma "folklore"  e significa sabedoria popular. No inglês a palavra folclore é formada pela junção da palavra  folk (povo) e a palavra lore (sabedoria ou conhecimento).
Folclore é na realidade um  conjunto de tradições e manifestações populares  são passados de geração em geração,ou seja de pais para filhos.
O folclore é a maior manifestação da cultura popular que nem sempre está escrita nos livros ,mas é de grande importância na identidade de um povo, de uma nação,cada país tem seu folclore.
O folclore é constituído por lendas, mitos, provérbios, danças , costumes variados  , linguagem, artesanato, religiosidade ,vestuário e culinária.


Folclore brasileiro


O Brasil comemora o Dia do Folclore em  22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de uma Lei nacional.. No Estado de São Paulo,existe também uma lei estadual que  instituiu agosto como o mês do folclore.
Nosso  folclore  é muito rico porque o Brasil é formado por vários povos como índios nativos ,brancos colonizadores europeus e negros africanos ,além de muitos imigrantes de várias partes do mundo que contribuíram para  enriquecer ainda mais nosso folclore.
Algumas manifestações folclóricas 
por regiões brasileiras:
Região Sul 

Danças: congada, cateretê, baião, chula etc.
Festa tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, da Uva, da Cerveja,etc.
Lendas: Negrinho do Pastoreio, Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê, etc.

Culinária: churrasco, arroz-de-carreteiro, chimarrão, marreco,Barreado,pinhão,etc.
Artesanato: ovos pintados ucranianos,arte em madeira,balaios de taquara ,objetos de palha,renda e argila,etc
Vestimenta: poncho, lenço, faixa,chapéu, guaiaca ,bombacha,etc.

CHULA 
FANDANGO


Região Sudeste

Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.

Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara,saci,etc
Festa tradicionais: carnaval de Escolas de Samba, Nossa Senhora Aparecida, do Bom Jesus, de São Benedito, de Nossa Senhora do Rosário, do Divino Espírito Santo e procissões, reisado, rodeios de Peão de Boiadeiro,etc 
Culinária: tutu de feijão, feijoada, Caldo verde,Bolinho de aipim,Feijão preto,picadinho,Canjiquinha,etc
Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas de retalho, bordados, e trabalhos em cerâmica.
Vestimenta :trajes caipiras de festas juninas,trajes de folia de reis,fantasias de carnaval, peão de boiadeiro,etc
FESTA JUNINA                                     CATIRA

Região Centro-Oeste

Danças:  congada, reisado, folia de reis, cururu,etc.

Festas tradicionais: cavalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Culinária: arroz de carreteiro, mandioca, peixes, arroz com pequi, guariroba, tutu com linguiça, etc.
Artesanato: objetos  de cerâmica,  redes bordadas,  bolsas de capim-dourado, a viola-de-cocho, etc.. 
Vestimenta: lenço de peões e boiadeiros atado ao pescoço, o cochipó.  poncho vermelho chamado puintã, longas perneiras de couro macio,etc.
FOLIA DE REIS
CONGADA
Região Nordeste

Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira,  cirandas,etc..

Festas: Senhor do Bonfim, Nossa. Senhora da Conceição, Iemanjá, Missa do Vaqueiro, romarias ,etc.
Culinária: Tapioca,Acarajé,Vatapá,Moqueca,Buchada de bode,Baião de dois,Macaxeira,Paçoca (de carne),Caruru,Carne-de-sol,Cuscuz de milho,etc
Artesanato:rendas,figuras de  argila e madeira,redes bordadas,garrafas com imagens de areia colorida,objetos e vestimentas de couro cru,etc.
Vestimenta:  As roupas em geral  são muito coloridas para festas juninas,vestidos de chita e renda,para o frevo saias ,calças e camisas colorida ,no Maracacatu também são  bordadas com lantejoulas, vidrilhos e miçangas trajes são ricamente enfeitados, imitando a nobreza, da corte européia, vestes de boiadeiro gibão, guarda-peito e sapatos,chapéu,saias longas rodadas,brancas de renda  e turbantes das baianas,etc
 
FREVO

Região Norte

Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda,etc.

Festas: Círio de Nazaré , indígenas,etc. .
Culinária: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, pato no tucupi.mugunza,paçoca de banana,panelada de vaca, cupuaçu,etc.
Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, objetos de  palha,etc.
Lenda:  Iara, Curupira,  Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru
Vestimenta: conjuntos de saias coloridas, longas e rodadas , blusas rendadas,os homens usam um lenço vermelho no pescoço, calças de uma só cor e camisas de mangas compridas coloridas  amarradas na cintura e dançam descalços.

BUMBAGrupo apresenta repertório inspirados no folclore amazônico. (Foto: Agência Pará/Geraldo Ramos)CARIMBÓ

 BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

Como nossa escola atende a educação infantil e o Ensino Fundamental I ,dedicamos um espaço especial para  as  Brincadeiras  folclóricas que  são jogos populares que passaram de pais para filhos ao longo dos anos geração em geração.
 As brincadeiras  são  importantes porque fazem parte do nosso folclore e retratam  hábitos e costumes que são  transmitidos na sociedade, mantendo características culturais de um povo.
Vamos conhecer algumas brincadeiras :


Adoleta 

    Esta brincadeira envolve  duas ou mais crianças e o  objetivo  é a batida de mãos no ritmo da música. Durante a musica um participante  bate na mão do outro  prestando muita atenção porque  no final da música, o último a bater  ganha a brincadeira.
    Música:

    A-do-le-ta 
    Lepeti peti polá
    Nescafé com chocolate
    A-do-le-ta
    Puxo o rabo do tatu
    Quem saiu foi tu
    com a letra u...
    ta,te,ti,to,tu

    Amarelinha


      Nesta brincadeira Risca-se o chão com giz  ou  tijolo,fazendo quadrados numa sequência de um e dois do zero ao 10. A criança  joga uma pedrinha  e no quadrado que  ela parar não pode encostar os pés. Também pode brincar alternando os pulos com um e dois pés !

      Balança caixão

        É uma brincadeira parecida com o esconde esconde.As crinças fazem uma fila,debruçando os braços nas costas da pessoa da frente,tampando os olhos.O primeiro fica sentado e o segundo coloca os braços no seu joelho,todos  balançam o corpo e  cantam:Balança caixão, balança você dá um tapa na bunda e vai se esconder.
        Um de cada vez da um tapinha no bumbum do  colega da frente e vai se esconder,o primeiro vai procurar os colegas.


        Cabo de guerra

          Para esta brincadeira é necessário uma corda,uma linha riscada no chão onde a corda é dividade igualmente entre os dois lados,em seguida as crianças são  divididas em dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado da corda,,após o sinal,cada grupo  deverá puxar a corda para seu lado ,o grupo que arrastar o outro até a marca no chão vence a brincadeira..


          Cobra-cega/cabra-cega


            Nesta brincadeira é necessário um pedaço de pano ou lenço para amarrar na cabeça de uma criança. As crianças devem ficar próximas a criança que  fica com os olhos vendados e esta deve tentar pegar outra criança. Quem for pego passa a ser a  cobra-cega.

             Corre Cutia

              Nesta brincadeira é necessário um lenço ou qualquer objeto . As crianças fazem  uma  grande roda sentada e canta a musica da cutia enquanto uma criança  escolhida para iniciar corre em volta dela com o objeto na mão. Ao final da música,quando estão com os olhos fechados conforme a musica pede,a criança coloca o objeto atrás de um  dos colega e este deve estra atento pois é necessário  pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar o colega que colocou. A criança que colocou  dar a volta e sentar no lugar da outra, se o colega pegar a criança antes de sentar esta vai para o centro da roda para  imitar uma galinha choca.

              Música :

              Corre cotia
              Na casa da tia
              Corre cipó
              Na casa da vó
              Lencinho na mão
              Caiu no chão
              Moça bonita
              Do meu coração
              Posso jogar?
              Não!
              Ninguém vai olhar?
              Não
              Joguei!!


              Morto-vivo


              Nesta brincadeira é necessário um comandante ou cantador que fica na frente  e as demais  crianças devem se organizar uma do lado da outra, pode ser uma ou mais colunas e quando o cantador disser "vivo" todos ficam  em pé, e quando disser "morto" todos devem agachar.O cantador repete a fala, alternando as ordens cada vez mais rápido  e quem errar sai da brincadeira.O ganhador é quem  quem ficar por último.

              O mestre mandou


              Uma  das crianças  é escolhida para ser o mestre e as outras serão os  servos. O mestre comida a brincadeira e tudo o que disser ou fizer os outros  devem faze ou então imitar. A criança que não fizer ou não acompanhar a imitação sai  da brincadeira. É importante sempre trocar o mestre para que todos possam se  divertir.


              Passa anel

              É necessário um anel para esta brincadeira.As crianças escolhem um para comandar a brincadeira sendo o passador ,as demais  crianças sentam  lado a lado com as mão juntas como se estivessem fazendo oração e o passador passa as suas mãos dentro da mão de cada uma,uma das crianças vai receber o anel e deve ficar quieta,o passador escolhe uma crianças para descobrir com quem está o anel,se acertar será o novo passador e se errar sai do jogo,o passador então escolhe outra crianças para continuar a brincadeira.


              Pedra papel e tesoura


              O jogo deve ser feito com duplas ou mais  crianças que  devem colocar uma mão nas costas, quando alguém disser "pedra, papel e tesoura" as crianças mostram a mão que estava  com um dos seguintes  símbolos :
              Mão fechada - pedra
              Mão aberta - papel
              Mão com dois dedos como se estivesse  imitando uma tesoura

              Como se ganha:

              • A pedra ganha da tesoura porque pode quebrá-la.
              •  A tesoura ganha do papel porque pode cortá-lo.
              • O papel ganha da pedra porque pode enrolá-la.

              Pique - esconde


              A criança  que será o pegador  deve ficar com o rosto para uma parede, tampando  os olhos. O pegador deve contar até 30, enquanto isso as outras crianças se escondem próximas ao local.Acabando a contagem o pegador  sai para procurar as outras criança.Cada vez que  encontrar uma das crianças precisa correr de  volta à parede e gritar "1,2,3 e o nome da criança que pegou,para a criança se salvar precisa correr até a parede antes do pegador  e dizer "1,2,3 (seu nome). .O último será o próximo pegador .

              Vaca amarela

              Esta brincadeira é feita em grupo,após  cantarem a música da vaca  todos devem ficar em silêncio e a comunicação só pode ser com mímica.A criança que esquecer e falar primeiro perde.

              Música:

              Vaca amarela
              Fez cocô na panela
              Quem falar primeiro 
              Vai comer o cocô del

              Organização:PROF. MARIA DO SOCORRO
              PEDAGOGA/PÓS GRADUADA METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA ARTE EDUCAÇÃO

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