Descobrir o prazer de ler é o primeiro passo para formar bons leitores, de qualquer idade
Pessoas
que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e
dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias
próximas das suas, nas conversas com amigos.
Como costuma dizer a consultora
pedagógica de Nova Escola, Regina Scarpa, "é nos livros que temos a chance
de entrar em contato com o desconhecido", conhecer outras épocas e outros
lugares - e, com eles, abrir a cabeça.
Por isso, incentivar a formação de
leitores é não apenas fundamental no mundo globalizado em que vivemos.
É
trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica
entre todos e o respeito à diversidade. Nesta reportagem, dicas para formar
leitores de todas as idades
Ler é importante porque: enriquece o imaginário e
amplia o vocabulário.
É importante ler para as crianças mesmo quando elas ainda
não sabem falar direito.
Pode parecer estranho, mas assim são colocadas em
contato com dimensões das linguagens oral e escrita que não chegariam a elas de
outra forma.
Mais para frente esse contato será essencial para o seu
desenvolvimento.
As crianças até os três anos não captam muito bem o enredo da
história, mas, segundo Fraulein Vidigal da Paula, doutora em Psicologia
Escolar, já percebem que a fala usada no dia-a-dia é diferente da usada numa
leitura, que tem cadência, ritmo e emoção.
Dessa forma elas ficarão habituadas
com os livros desde cedo.
Como estimular: leia para a criança. Mesmo que ela não entenda tão
bem a história, isso vai ajudá-la a estabelecer uma boa relação com os livros.
Também há livros feitos em pano, cheio de desenhos, que ajudam as crianças a se
familiarizarem com o formato dos livros e fazem perceber a existência da grafia.
Isto dá certo: o projeto Leitura no Berçário, Por Que Não? criou
uma boa estratégia para estimular a leitura desde o nascimento.
Ele leva livros
de feltro e pano que tem as fotos dos próprios bebês ao lado de desenhos de
bichos. Assim, a criança se reconhece, se empolga e continua a brincadeira
pegando outros livros.
Ler é importante porque: ajuda a criança a se
familiarizar com a escrita.
E, nesta fase da alfabetização, ela começa a tomar
gosto pelos livros.
A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da
escrita e a expandir o vocabulário.
Para isso acontecer, livros com estrutura
de repetição fazem-nas memorizar novas palavras.
Contos de fada também podem
ajudar na formação da personalidade das crianças -- elas interpretam a
simbologia contida de acordo com suas vivências.
Como estimular: não deixe a leitura acabar nela mesma. Se a criança
demonstrar curiosidade, já é hora de oferecer outro livro, segundo a dica da
coordenadora pedagógica Denise Braga. (...)
Ler é importante
porque: a criança chegou à idade das letras.
Agora que o processo de alfabetização avança, é um momento essencial para
aproximá-la dos livros.
Nessa idade, ela pode passar gradualmente de livros
cheios de figura para livros mais difíceis, divididos em capítulos - ela ganha
autonomia e pode ler um capítulo por vez.
Familiarizar a criança com diferentes
gêneros literários também ajudará em sua capacidade de produzir textos. Além
disso, também é agora que ela começa a formar um gosto específico e a ter um
repertório maior de histórias.
Como estimular: apesar da criança já ler por conta
própria, não perca o costume de ler para elas. Para a escritora Fanny
Abramovich, contar histórias com paixão e não forçar a barra são ótimas formas
de estimular a leitura.
A leitura em voz alta garante que o livro seja o centro
das atenções.(...)
Ler é importante
porque: ajuda o pré-adolescente a descobrir o
mundo.
O hábito também dará uma força na formação do pensamento hipotético e
dedutivo, além de incentivar a capacidade de abstração.
O jovem aumenta o
conhecimento e a percepção do mundo.
A leitura surge como um instrumento que a
ajuda a confrontar idéias, ideais e valores.
É nessa fase que começa a formação
da capacidade crítica.
O desafio de fazê-lo abrir um livro por vontade própria pode aumentar com o
passar do tempo.
Ao tentar forçá-lo a ler, muitas atividades escolares só
tendem a separar ainda mais o aluno do livro e é essencial que esse quadro seja
revertido na chegada da criança à adolescência. (...)
Como estimular: procure indicar, mas nunca forçar,
livros que reflitam as transformações que eles estão passando nessa época.
Histórias que mostrem mudanças, com narradores próximos à realidade do leitor,
podem ajudar ele a assimilar essa fase da vida.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/gostar-de-ler-348937.shtml01/06/2008 17:58
Texto Gabriel Grossi
Texto Gabriel Grossi
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