quarta-feira, 30 de julho de 2014


Para gostar de ler



Descobrir o prazer de ler é o primeiro passo para formar bons leitores, de qualquer idade

Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias próximas das suas, nas conversas com amigos.
Como costuma dizer a consultora pedagógica de Nova Escola, Regina Scarpa, "é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido", conhecer outras épocas e outros lugares - e, com eles, abrir a cabeça.
Por isso, incentivar a formação de leitores é não apenas fundamental no mundo globalizado em que vivemos.
É trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade. Nesta reportagem, dicas para formar leitores de todas as idades


Ler é importante porque: enriquece o imaginário e amplia o vocabulário. 
É importante ler para as crianças mesmo quando elas ainda não sabem falar direito.
Pode parecer estranho, mas assim são colocadas em contato com dimensões das linguagens oral e escrita que não chegariam a elas de outra forma.
Mais para frente esse contato será essencial para o seu desenvolvimento.
As crianças até os três anos não captam muito bem o enredo da história, mas, segundo Fraulein Vidigal da Paula, doutora em Psicologia Escolar, já percebem que a fala usada no dia-a-dia é diferente da usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. 
Dessa forma elas ficarão habituadas com os livros desde cedo. 

Como estimular: leia para a criança. Mesmo que ela não entenda tão bem a história, isso vai ajudá-la a estabelecer uma boa relação com os livros.
Também há livros feitos em pano, cheio de desenhos, que ajudam as crianças a se familiarizarem com o formato dos livros e fazem perceber a existência da grafia. 

Isto dá certo: o projeto Leitura no Berçário, Por Que Não? criou uma boa estratégia para estimular a leitura desde o nascimento.
Ele leva livros de feltro e pano que tem as fotos dos próprios bebês ao lado de desenhos de bichos. Assim, a criança se reconhece, se empolga e continua a brincadeira pegando outros livros.



Ler é importante porque: ajuda a criança a se familiarizar com a escrita.
E, nesta fase da alfabetização, ela começa a tomar gosto pelos livros.
A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e a expandir o vocabulário.
Para isso acontecer, livros com estrutura de repetição fazem-nas memorizar novas palavras.
Contos de fada também podem ajudar na formação da personalidade das crianças -- elas interpretam a simbologia contida de acordo com suas vivências. 

Como estimular: não deixe a leitura acabar nela mesma. Se a criança demonstrar curiosidade, já é hora de oferecer outro livro, segundo a dica da coordenadora pedagógica Denise Braga. (...)




Ler é importante porque: a criança chegou à idade das letras. Agora que o processo de alfabetização avança, é um momento essencial para aproximá-la dos livros. 
Nessa idade, ela pode passar gradualmente de livros cheios de figura para livros mais difíceis, divididos em capítulos - ela ganha autonomia e pode ler um capítulo por vez.
Familiarizar a criança com diferentes gêneros literários também ajudará em sua capacidade de produzir textos. Além disso, também é agora que ela começa a formar um gosto específico e a ter um repertório maior de histórias. 

Como estimular: apesar da criança já ler por conta própria, não perca o costume de ler para elas. Para a escritora Fanny Abramovich, contar histórias com paixão e não forçar a barra são ótimas formas de estimular a leitura.
A leitura em voz alta garante que o livro seja o centro das atenções.(...) 




Ler é importante porque: ajuda o pré-adolescente a descobrir o mundo. 
O hábito também dará uma força na formação do pensamento hipotético e dedutivo, além de incentivar a capacidade de abstração.
O jovem aumenta o conhecimento e a percepção do mundo.
A leitura surge como um instrumento que a ajuda a confrontar idéias, ideais e valores.
É nessa fase que começa a formação da capacidade crítica. 

O desafio de fazê-lo abrir um livro por vontade própria pode aumentar com o passar do tempo. 
Ao tentar forçá-lo a ler, muitas atividades escolares só tendem a separar ainda mais o aluno do livro e é essencial que esse quadro seja revertido na chegada da criança à adolescência. (...)

Como estimular: procure indicar, mas nunca forçar, livros que reflitam as transformações que eles estão passando nessa época. Histórias que mostrem mudanças, com narradores próximos à realidade do leitor, podem ajudar ele a assimilar essa fase da vida. 



Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/gostar-de-ler-348937.shtml01/06/2008 17:58
Texto Gabriel Grossi


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